por Raphael Guimarães
Conheça o Beco dos Artistas: Jéssica Góes
Ilustradora com diferentes técnicas de arte estará na PerifaCon 2022 O Beco dos Artistas é, definitivamente, uma das partes da PerifaCon 2022 que mais está nos deixando ansiosos pro evento! Serão dezenas de artistas expondo e vendendo seus trabalhos, como quadrinhos e prints de ilustrações. Entre os artistas que estarão no Beco, está Jéssica Góes. […]
Ilustradora com diferentes técnicas de arte estará na PerifaCon 2022
O Beco dos Artistas é, definitivamente, uma das partes da PerifaCon 2022 que mais está nos deixando ansiosos pro evento! Serão dezenas de artistas expondo e vendendo seus trabalhos, como quadrinhos e prints de ilustrações.
Entre os artistas que estarão no Beco, está Jéssica Góes. Jéssica, carioca que hoje mora em Belo Horizonte, trabalha como ilustradora, o que é um sonho desde a infância. A artista costuma contar que quando criança escreveu uma carta, sabe-se lá pra quem, dizendo que queria ser uma pintora quando crescesse, não importava como.
Agora eu tenho habilidade pra fazer o que eu queria fazer quando tinha seis, sete anos de idade e desenhava na parede, que o meu pai tinha que apagar depois. – conta a artista
Jéssica é bacharel e licenciada em Artes Visuais pela UERJ, onde teve contato teórico com diferentes segmentos artísticos, tendo se interessado e se aprimorado (por fora) em muitos deles. Passear pelo portfólio de Jéssica é se deparar com trabalhos em aquarela, artes digitais, desenhos com lápis de cor e até trabalhos em linóleogravura e gravuras em metal. Embora a quantidade de técnicas da ilustradora não seja pequena, Jéssica ainda acha que precisa aprender muito mais sobre arte.
A atual especialidade de Jéssica são as ilustrações infantis, o que com certeza satisfaz a menina que escreveu aquela cartinha, tantos anos atrás.
Eu foco em ilustração infantil porque é o que alegraria a minha criança interior.
A artista contou ao PerifaCon que desde o início de sua carreira havia uma intenção clara de representar pessoas negras em suas ilustrações infantis, para ajudar na construção da identidade e autoestima na infância. Ao trabalhar em espaços educativos e realizando oficinas com crianças, a artista disse ficar feliz ao ver tantas meninas e meninos se identificando e se enxergando ao verem crianças negras ilustradas no trabalho de Jéssica (como em artes de seu primeiro livro Embarcando em Uma Grande Expedição escrito por Paula Brito).
Ainda no campo da educação, Jéssica também faz as ilustrações da minissérie ‘Por uma educação antirracista‘, um projeto em cinco episódios que acompanha diferentes práticas educacionais em famílias ao redor do Brasil, guiadas por especialistas aplicando as atividades didáticas.
Jéssica também formou, em 2019, a Coletiva Negráfrica, ao lado das artistas Daiely Gonçalves, Mayara Smith, Camila Parreiras e Leta, numa tentativa de aumentarem as chances de participarem de eventos e mostras gráficas caso se apresentassem juntos. A Coletiva Negráfrica conseguiu também uma bolsa com o LCAC (o Centro Latino de Arte e Cultura de Colorado), onde realizaram cinco oficinas para um público americano e também de diferentes países da América Latina como Peru, Bolívia e Colômbia.
E não é só de ilustração de livro infantil que se vive a artista, não é? Jéssica também traz em seu trabalho referências de animes clássicos como Sailor Moon, Shaman King e Cavaleiros do Zodíaco. Isso sem contar as ilustrações que faz (e que promete levar para vender na PerifaCon) de franquias famosas da cultura pop como Homem-Aranha, Cavaleiro da Lua, Spy x Family, ObiWan, Stranger Things e até da série Hearstopper.
Jéssica Góes estará vendendo prints de suas artes e seus zines no Beco dos Artistas da segunda edição da PerifaCon, a primeira convenção geek das favelas. O evento acontecerá no dia 31 de Julho e os ingressos já podem ser retirados clicando aqui.