Banner 23 setembro, 2024
por Redação PerifaCon

Cálculo Renal: Quadrinho que mistura casos reais com o sobrenatural busca apoio no catarse

HQ de Raphael Fernandes e Danilo Dias mistura casos reais, fenômenos sobrenaturais com uma premissa criativa e dolorosa.

 

Texto por: Pierre Augusto

Um investigador paranormal que usa sua pedra no rim para identificar e desvendar casos sobrenaturais? Essa é a divertida premissa de Cálculo Renal (publicado pela Editora Draco), criada por Raphael Fernandes e desenhada por Danilo Dias. Seu primeiro volume já foi lançado, e atualmente as edições Cálculo Renal 2 – As 13 Almas do Joelma e O Enigma dos Máscaras de Chumbo se encontram no Catarse em busca de apoio financeiro.

Em entrevista ao Portal PerifaCon durante a Bienal do Livro deste ano, Raphael Fernandes (roteirista de HQs como Ditadura no Ar e O Despertar de Cthulhu) falou sobre o financiamento das continuações de Cálculo Renal e sobre a origem dessa história bizarra.

Pode-se dizer que o início dessa premissa veio quando Fernandes decidiu usar sua experiência após sofrer dores com uma pedra no rim para desenvolver uma personagem em uma mesa de RPG. “E se tivesse um cara que sentisse a dor de uma pedra no rim, e ela fosse afetada por criaturas malignas tipo lovecraftianas?”, disse o autor.

Tempos depois, surgiu a oportunidade de adaptar esse personagem dos mundos do RPG para os quadrinhos, e, melhor ainda, lançá-lo em plena CCXP. “A obra tinha que estar pronta em 20 dias, então escrevi em três, e o Danilo Dias, que desenhou, fez em 10 dias, e a gráfica entregou em 10. Ainda conseguiram entregar antes do prazo. Foi insano!”.

Após o lançamento da primeira edição, os criadores decidiram manter a premissa de abordar casos reais com uma pitada de sobrenatural. Em sua continuação, As 13 Almas do Joelma, o investigador Macário é chamado para desvendar o desaparecimento de um jovem, possivelmente ligado ao trágico incêndio do Edifício Joelma. Sua investigação o leva a um mundo sombrio de pesadelos, onde uma seita de cultistas revela segredos sinistros sobre uma entidade maligna relacionada ao infame Crime do Poço.

(Capa da 2 edição de Cálculo Renal, ilustrada por Danilo Dias)

No terceiro volume, O Enigma dos Máscaras de Chumbo, Macário é convocado a Niterói para investigar o desaparecimento de seu ex-namorado, que sumiu enquanto investigava o enigma das Máscaras de Chumbo. O que começa como uma busca desesperada logo se transforma em uma batalha contra forças sombrias e antigas que se movem nas sombras, prontas para reivindicar suas vítimas.

(Capa da 3 edição de Cálculo Renal, ilustrada por Danilo Dias)

Ambas as edições fazem parte do financiamento coletivo no Catarse, Cálculo Renal: As 13 Almas e As Máscaras de Chumbo, onde o suporte financeiro pode ser feito com base no valor de cada categoria de recompensa. Quanto maior o valor doado, mais recompensas o usuário receberá.