Banner 20 junho, 2023
por Redação PerifaCon

Brasil resgata 144 obras cinematográficas que estavam na Itália

O acervo se encontrava na Itália desde 1979.

 

Em comemoração aos 125 anos do cinema brasileiro, o pais celebrou com um presente especial: um acervo cinematográfico com 144 obras nacionais que estavam em Roma, na Itália, desde 1979.

Margareth Menezes, ministra da Cultura, comemorou a conquista:

Uma vitória da cultura neste dia especial! É muito simbólico que, no ano em que retomamos o Ministério e os investimentos no audiovisual, consigamos trazer de volta esse valioso patrimônio do cinema nacional. O retorno desse acervo é um reencontro do país com sua própria cultura, sua memória e sua identidade. Também reforça a importância da preservação e difusão dessas obras para estudiosos e amantes do cinema, que serão realizadas aqui pela Cinemateca Brasileira

As obras são de diversos gêneros e estão distribuídas em 524 rolos de filme de acetato, equivalente a duas toneladas. A operação foi feita no ultimo sábado (17) em uma operação envolvendo a embaixada do Brasil em Roma, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Força Aérea Brasileira (FAB), a Secretaria de Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura e a Ancine.

O acervo estava em Roma devido ao fechamento do escritório da antiga Embrafilme em 1979. A empresa foi extinta em 1990 e os filmes ficaram presos no país. Desde então a Embaixada do Brasil tem tentado trazer de volta o acervo.