Banner 16 setembro, 2022
por Marcos Marques

Batman Day: 10 obras do herói nas mídias pra você celebrar a data

Hoje é comemorado o Batman Day, data para celebrar o maior super-herói dos quadrinhos.  Desde sua criação o Batman ganhou milhares de histórias e também apareceu em diversas mídias, seja em séries, filmes animados, cinema, jogos, especiais… qualquer coisa que você imaginar.  E para celebrar a data especial, eu trago pra vocês algumas indicações do […]

 

Hoje é comemorado o Batman Day, data para celebrar o maior super-herói dos quadrinhos. 

Desde sua criação o Batman ganhou milhares de histórias e também apareceu em diversas mídias, seja em séries, filmes animados, cinema, jogos, especiais… qualquer coisa que você imaginar. 

E para celebrar a data especial, eu trago pra vocês algumas indicações do Batman nas mídias, pra você comemorar hoje e também durante o ano. 

Batman Despertar (Podcast) 

Sendo o primeiro projeto da DC em podcast, Batman Despertar foi lançado nos Estados Unidos em 2021 e chegou ao Spotify Brasil em Maio de 2022. O projeto foi criado por David S. Goyer, que escreveu roteiros para filmes como Batman Begins (2005) e Batman: Cavaleiro das Trevas (2008). 

No Brasil, o podcast foi dirigido por Daniel Rezende, diretor de Turma da Mônica: Lições, e contou com um elenco formado por Rocco Pitanga como Batman, Tainá Muller como Barbara Gordon e Camila Pitanga como Hera Venenosa. Na história, Batman precisa resolver uma série de crimes envolvendo um serial killer chamado Ceifador. 

Batman: A Máscara Fantasma e Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998) 

Falar sobre os filmes animados do Batman é uma tarefa difícil, isso porque a maioria dos filmes são incríveis. Mas vou deixar aqui esses dois filmes que são clássicos e considerados os melhores do personagem. 

Batman: A Máscara do Fantasma foi o primeiro filme animado do personagem lançado em 1993. Na história Batman precisa provar sua inocência quando um bandido mascarado mata um criminoso e faz parecer que o herói foi responsável. Com Gotham contra o Homem-Morcego, Batman precisa provar que é inocente ao mesmo tempo que deve proteger Gotham das mãos do Coringa

Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998) também é considerado um clássico, mas principalmente por ter uma história linda. Na trama o vilão Mr. Freeze (Michael Ansara) precisa salvar sua esposa Nora que está congelada no ártico devido a uma doença. Desesperado, ele descobre que Barbara Gordon, a Batgirl, tem o sangue compatível com o de sua esposa e precisa do coração da heroína para um transplante.

Batman e Robin precisam resgatar Bárbara das mãos do vilão e impedir que o pior aconteça. O filme é baseado na série de TV do Batman e é uma sequência do clássico episódio Deep Freezer. 

Batman: A Série Animada e Batman do Futuro 

As séries do Batman também são incríveis, e apesar de ser quase uma obrigação, eu preciso indicar Batman: A Série Animada

A série animada do Batman é considerada a melhor série animada da DC e não é à toa, já que ela foi extremamente importante para o personagem. A série teve Bruce Timm como produtor e teve muitas inclusões importantes, principalmente a primeira aparição da Arlequina, que foi criada para a série. 

Batman do Futuro não é uma série totalmente focada no Bruce Wayne, mas sim em Terry McGinnis, um rapaz de 17 anos que vive com o pai. Porém, grande parte da história se passa em 2039 onde o Batman é um velho de 70 anos que vive sozinho e isolado na Mansão Wayne. Após alguns acontecimentos, Terry se torna o novo Batman em uma Gotham futurista e que precisa lidar com vários vilões, sendo treinado por Bruce Wayne. 

Batman: O Retorno e The Batman 

Muitos atores já deram vida ao Batman na tela dos cinemas e sei que muitos amam o Christian Bale na trilogia de Christopher Nolan. Mas que tal revisitar o Batman de Michael Keaton

Lançado em 1992 e dirigido por Tim Burton, o filme do Batman é considerado um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos. 

Com cenários incríveis e que retratam uma Gotham sombria, o filme conta com Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato e Danny DeVito como o lendário Pinguim. A crítica enaltece a personalidade de todos os personagens, principalmente de Pfeiffer que fez da Mulher-Gato um marco na cultura pop, sendo uma referência para diversas produções que possuem vilãs de quadrinhos. 

The Batman é o filme mais recente do personagem e trouxe Robert Pattinson para viver o maior herói da DC Comics. No filme, faz apenas alguns meses que Bruce Wayne se torna o vigilante de Gotham e tudo começa a ficar estranho quando uma série de assassinatos começa a acontecer na cidade. 

O filme também traz personagens clássicos como Pinguim, Mulher-Gato e Charada. A sequência do filme já foi anunciada e contará com o retorno de Robert Pattinson. 

Trilogia Arkham (Jogos)

Quando se trata de games, a trilogia Arkham do Batman entrega, viu? 

Batman: Arkham Asylum, Batman: Arkham City e Batman: Arkham Knight possuem uma qualidade incrível de jogabilidade e trazem personagens icônicos do universo do personagem. 

Nos games você pode fazer missões secundárias, jogar com outros personagens e explorar Gotham City com muito gosto. 

Batman: O Longo dia das Bruxas e Batman: Morte em Família 

O Batman possui histórias incríveis e que são grandes clássicos para entender o herói, então selecionei essas duas histórias que são essenciais. 

Em O Longo Dia das  Bruxas o Batman precisa resolver uma sequência de crimes que ocorrem em nos feriados. Além disso, Batman precisa lidar com a Família Falcone, uma família de criminosos de Gotham CIty. O quadrinho tem um teor investigativo e também mostra como o promotor de justiça Harvey Dent se torna o Duas-Caras

Morte em Família é um quadrinho bem marcante, isso porque temos uma história do Batman com o Jason Todd, um Robin que não foi bem recebido pelos fãs. Jim Starlin escreveu a história no qual o destino de Robin estaria nas mãos dos fãs. 

Os fãs ligavam para a DC para decidir o que aconteceria com o personagem no quadrinhoe  não deu outra. Na história, Coringa sequestra Jason Todd e o espanca com o pé-de-quebra, deixando ele em uma cabana cheia de explosivos. Batman não consegue salvar seu parceiro e Jason Todd morre na explosão. 

O acontecimento mexeu bastante com o Homem-Morcego e a morte do Robin se tornou um clássico nos quadrinhos.