por Redação PerifaCon
Bate papo sobre a Exposição FUNK ARTE & RESISTÊNCIA
A exposição foi realizada em comemoração aos 5 anos de formação da Perifacon - A primeira convenção nerd das favelas.
Texto por: Natalia Correa
Na Perifacon 2024, houve a abertura da exposição FUNK ARTE & RESISTÊNCIA, fruto de uma residência de 9 artistas de periferias distintas de São Paulo, e no palco Easy teve um bate papo entre 2 artistas residentes, Mariana Calle e Douglas Paiva, o educador Hiago Bezerra e o mediador foi o Igor Miranda, um dos curadores da exposição.
Durante a conversa, Igor afirma que a proposta desta exposição é criar possibilidades de participação da periferia no mercado das artes. Os artistas disseram que suas vivências são o que inspiram e que o funk faz parte das suas rotinas, independente de estarem em bailes ou não.
“Todo meu trabalho, ele mostra esse lado bonito da periferia, sem romantizar o que é. E não tem como tirar o funk da nossa arte, porque é o que a gente faz.” diz Hiago Bezerra.
Na residência os artistas foram inspirados a pensar na periferia como uma potência, que de fato é, e não um lugar de rebaixamento que muitos insistem em colocá-la. Durante todo o processo eles foram instigados a buscar uma forma de colocar o funk em uma produção artística
Mariana diz que: “por mais que as coisas sejam de certa forma vistas pela sociedade como pesadas, se torna mais leve quando a gente vive aquilo. E aí o funk traz isso, traz essa leveza, traz esse divertimento que só o pessoal que vive lá conhece.”
Em uma de suas falas Douglas diz que trouxe a “quebrada”, para dentro da sua obra , “trazer o tijolo, trazer o cimento, o que os outros vêem como feio ou algo do tipo. A gente ressignifica essa estética, e coloca como algo belo. É algo que a gente vive, é a nossa vivência. Então, a partir disso, acredito que a gente consegue se conectar com as pessoas que são iguais a gente. Então, que elas entrem nesse local e que se sintam representados e acolhidos.”
A exposição ficará aberta ao público até 11 de agosto, na fábrica de cultura Diadema.