por Marcos Marques
Atitudes que todo nerd NÃO deve ter
Guia básico pra você parar de envergonhar a comunidade nerd. Hoje é comemorado o dia do Orgulho Nerd, data para celebrar o que mais gostamos de ser. Apesar da data ser importante e significativa para a comunidade, ainda existem muitas questões que precisam ser melhoradas, já que o meio nerd (em sua grande maioria), é […]
Guia básico pra você parar de envergonhar a comunidade nerd.
Hoje é comemorado o dia do Orgulho Nerd, data para celebrar o que mais gostamos de ser. Apesar da data ser importante e significativa para a comunidade, ainda existem muitas questões que precisam ser melhoradas, já que o meio nerd (em sua grande maioria), é extremamente tóxico e preconceituoso.
Com isso, resolvi fazer uma pequena lista de atitudes que nenhum nerd deve ter, e se você tem essas atitudes, eu acho bom você prestar muita atenção, porque o recado é diretamente pra você.
Você não é o dono da obra! 🙄
Algo que acontece com frequência na comunidade nerd é quando algum quadrinho, jogo, animação ou livro ganha uma adaptação audiovisual e a escolha do elenco é diferente do original. Na maioria dos casos o elenco foge do padrão branco hétero cisgênero e causa uma grande comoção na Internet, principalmente por pessoas que não aceitam a mudança.
Recentemente esse tipo de reação aconteceu quando foi anunciado que a atriz Leah Sava Jeffries vai interpretar a personagem Annabeth em Percy Jackson e Os Olimpianos, nova série da Disney. A atriz sofreu uma onda de ataques racistas e teve sua conta banida no Tik Tok. Rick Riordan, autor dos livros e produtor da série, fez uma carta falando sobre a situação e defendeu a atriz dos ataques.
Em todos os casos o autor da obra rebate os “fãs” que não aceitam a mudança, e muitas das vezes os fãs querem saber mais do que o próprio criador, é mole? Mas sabemos os reais motivos das reações negativas.
Para de dar carteirada nas pessoas! 😴
Amar cultura pop é muito mais do que ler todos os quadrinhos, assistir todos os filmes e séries e estar por dentro de tudo que acontece. Existem pessoas que gostam de consumir mas não conhecem tudo que esse adorável universo oferece, e está tudo bem. Algumas pessoas cresceram assistindo clássicos da cultura pop e tiveram a oportunidade de ler quadrinhos desde cedo, mas tem pessoas que não tiveram essa oportunidade e ainda estão começando a se apaixonar por esse mundinho.
Por isso existem pessoas que gostam de dar a famosa “carteirada”, que acha que sabe de tudo e vai encher o peito pra falar que é o senhor conhecimento da cultura pop e ainda vi querer soltar a famosa “Você gosta do Batman? Cita cinco quadrinhos ai”.
Calma ai, né? Ao invés disso monte uma lista de indicações, sugestões e até mesmo assista junto junto com o amiguinho. É muito melhor conversar, discutir e debater sobre a obra ao lado de uma pessoa que também gosta.
LaCrAçÃO 🤪
Resumindo o termo, ele é usado por pessoas que não podem ver nada que não seja o padrão sendo usado em no audiovisual, games, quadrinhos e etc. Essas pessoas sempre fazem diversos textões dizendo que é um absurdo e que estão acabando com a moral e bons costumes, além de querer envenenar a mente das crianças. Olha, se você olhar agora no seu calendário irá notar que estamos em 2022, um mundo onde a diversidade existe e está crescendo cada vez mais.
Eu sei que pra você é MEGA DIFÍCIL notar a inserção da diversidade na cultura pop e que está tomando o seu espaço, esse mesmo que você sempre se enxergou durante toda a sua vida, mas já passou da hora de você aceitar que ✨não é o centro do universo✨, né?
Sim, eu sei que mudaram a roupa curta da personagem que você via quando era adolescente e também sei que você está chocado com o filho bissexual do Superman, mas é que estamos em 2022 e o foco não é mais você. Desculpa te decepcionar, mas acho que você supera. 🤙🏿
Não sabe brincar, não desce pro play! 😬
Algo que acontece com muita frequência na comunidade gamer é o comportamento preconceituoso nos jogos online. Em jogos competitivos como League Of Legends, Valorant, CS e DOTA acontece com muita frequência. Existem diversos relatos de pessoas que fazem live e até mesmo de jogadores comuns que já expuseram vídeos e prints recebendo ataques dentro da plataforma, com ofensas racistas, homofóbicas, transfóbicas e machistas.
O site Techtudo fez uma matéria dizendo que assédio e preconceito afasta mulheres gamers de jogos online, explicando todas as dificuldades que as mulheres têm em jogos que precisam se comunicar com voz e chat. Esse tipo de comportamento mostra que você, além de uma pessoa preconceituosa, precisa parar de envergonhar a comunidade gamer, que só está ali para se divertir e passar o tempo.
Todas essas “regrinhas” que eu trouxe serve pra mostrar que a comunidade nerd precisa mudar. Apesar de ser um espaço onde podermos ser nós mesmos, ainda é um espaço com muita violência e que precisa ser mudado. Não dá pra ser fã de grandes obras que debatem sobre preconceito e que possuem mensagens importantes se a própria comunidade ainda segue sendo tóxica.