por Redação PerifaCon
Anna Diop fala sobre racismo nos bastidores de ‘Titãs’
Atriz se sentia “invisível” na série devido a má iluminação de sua pele Anna Diop é uma das protagonistas de Titãs, onde ela interpretar a icônica Estelar. Mesmo sendo um dos pontos altos da série e dar vida a uma das personagens mais importantes dos quadrinhos, Diop revelou uma situação bem constrangedora (e racista), sobre […]
Atriz se sentia “invisível” na série devido a má iluminação de sua pele
Anna Diop é uma das protagonistas de Titãs, onde ela interpretar a icônica Estelar. Mesmo sendo um dos pontos altos da série e dar vida a uma das personagens mais importantes dos quadrinhos, Diop revelou uma situação bem constrangedora (e racista), sobre alguns problemas envolvendo o seu tom de pele na iluminação da série.
Em entrevista ao LAist, a atriz diz que um dos incômodos que ela enfrentou na produção da série foi a forma como ela era iluminada em suas cenas, dizendo que sempre aparecia escurecida e pouco visível:
“Depois que a 1ª temporada de Titãs estreou, eu assisti e fiquei desapontada com a forma em que minha pele estava sendo iluminada, com o modo que eu ás vezes não conseguia ser vista em cena. Eu fui falar com a equipe durante a pré-produção da 2ª temporada e expressei meus sentimentos sobre a iluminação, perguntando como poderíamos remediar isso. E a resposta do diretor de fotografia foi “quando você está em cena com seus colegas de elenco, que são todos brancos (exceto pelo Ryan que é mestiço de branco e japonês),eu tenho que priorizar e escolher iluminá-los direito, ao invés de você.” E sabe, como se responde a algo como isso? Então eu continuei sendo mal iluminada e isso foi uma tristeza porque eu sou uma mulher negra e eu passei por muitos momentos da vida como invisível (como Aisha, de Nanny). Finalmente chegar em um lugar onde você está literalmente na frente de uma câmera, literalmente na casa de milhões de pessoas e continuar sendo invisível, é bem decepcionante e frustrante.
Atualmente, Titãs está em sua quarta temporada. O racismo que a atriz enfrenta ao fazer parte da série é gritante em fóruns na internet e nas redes sociais, onde uma parte do público criticava a escalação de Diop como Estelar desde o início por ela ser uma mulher negra (mesmo que nos quadrinhos, originalmente, a personagem não seja branca mas sim uma alienígena laranja).