Banner 6 novembro, 2024
por Vinicius Favorito

“Além das Pipas” representa a Brasilândia no Egito

"Além das Pipas" é selecionado para a sessão Cinema Urbano no Fórum Urbano Mundial, levando a cultura da Brasilândia para o Cairo, Egito.

 

O curta-metragem “Além das Pipas”, dirigido e roteirizado por Thiago Oliveira, foi selecionado para a 12ª Edição do Fórum Urbano Mundial (WUF12), realizado no Cairo, Egito. Hoje (6), Thiago apresentará o filme e falará sobre o processo de criação e produção na sessão “Cinema Urbano” da ONU Habitat. “É minha primeira viagem de avião e também internacional! Está sendo muito desafiador e empolgante mostrar um pouco da quebrada de São Paulo para pessoas do mundo inteiro!”, disse Thiago em conversa com o Portal PerifaCon.

A produção é uma fantasia infantojuvenil gravada na Brasilândia, em São Paulo, e foi um dos projetos contemplados pelo edital “Meu Olhar – Filmes curtos feitos pela Juventude Periférica de São Paulo”. O filme acompanha Danilo, um garoto tímido que, ao ser transportado para outro mundo, explora questões como lazer, pertencimento e a ancestralidade afro-brasileira na periferia.

Representatividade e protagonismo

Além de uma narrativa representativa, “Além das Pipas” traz um elenco e uma equipe técnica predominantemente negra e periférica, fortalecendo esse protagonismo buscado pelo coletivo Várias Fita Filmes, que assina a produção. A obra já foi exibida em 31 festivais nacionais e internacionais de cinema, e acumula prêmios como Melhor Ator (João Victor) e Melhor Trilha Sonora no FestCine Itaúna, além de indicações em premiações como o Loco de Ouro, da UNESP Bauru.

Sobre o Fórum Urbano Mundial

A participação de “Além das Pipas” no Fórum Urbano Mundial representa uma importante vitrine para a produção periférica de São Paulo. Organizado pela ONU Habitat, o WUF12 tem como tema “Tudo Começa em Casa: Ações locais para cidades e comunidades sustentáveis” e é o maior evento sobre urbanização sustentável do mundo.