por Rodrigo Bastos
Abraços nas animações que a gente nunca esqueceu
O dia 22 de maio é também conhecido como o Dia do Abraço, tanto no Brasil como em outros países. E nada melhor que lembrar desse dia com os melhores e mais calorosos abraços que a gente já viu na telona. Nada consegue realmente atingir o afago de um bom abraço quanto uma animação, a […]
O dia 22 de maio é também conhecido como o Dia do Abraço, tanto no Brasil como em outros países.
E nada melhor que lembrar desse dia com os melhores e mais calorosos abraços que a gente já viu na telona. Nada consegue realmente atingir o afago de um bom abraço quanto uma animação, a emoção, a felicidade, a tristeza às vezes, a saudade… tudo cabe em um bom abraço, então eu separei uma lista de abraços em filmes de animação que marcaram a vida deste colunista que vos escreve.
Não tem melhor jeito pra começar essa lista que não pelo abraço mais fofo entre um humano e um monstro que você vai ver. Monstros S.A. (Disney/Pixar) de 2001 fez nos apaixonar por cada um dos seus personagens, do maior e mais assustador monstro ao mais cômico e desengonçado. E, em meio a tantas reviravoltas do filme, a cena que mais nos marca, com certeza, é a Boo dando um último abraço no Sully. Uma das despedidas que mais nos fazem emotivos, depois de um filme de aventura e muita correria, tudo termina com um caloroso e amoroso abraço devagar e sincero de tchau.
Confesso que esse próximo pode não ter passado na sua cabeça de primeira mas o abraço do Flint com seu pai no final de Tá Chovendo Hambúrguer, de 2009, tem um lugar muito especial no meu coração. Flint passa o filme inteiro com uma relação muito complicada com seu pai, um homem franzino que não sabe expressar suas emoções, sejam elas boas ou ruins, e isso cria uma distância muito grande entre os dois. Por não entenderem os gostos um do outro e não conseguirem criar uma ponte de conexão, cabe ao final do filme depois de toda a batalha das pessoas da ilha contra uma chuva de comida descontrolada, o pai finalmente entende o que o filho faz, e usando um aparelho que transforma pensamentos em palavras, diga-se de passagem, ele declara seu amor e respeito e finalmente o abraça.
E agora falando somente da Disney, sem Pixar, como não pensar no abraço mais fofo e quentinho que a Disney já nos deu? Operação Big Hero, de 2014, é usado até hoje em gifs e imagens de abraço exatamente porque consegue nos fazer sentir todo o acolhimento e o conforto de estar abraçando um robô fofo e cuidadoso criado para cuidar de ti, seja fisicamente ou psicologicamente. Desde o primeiro momento que o Big aparece até a cena final tudo que a gente consegue sentir é vontade de abraçar a tela e por isso não podia ficar fora dessa lista.
Nem todos os abraços são de felicidade e reencontro, alguns são de despedida, de adeus, de choro e bom, nessa lista não iria faltar. Em O Gigante de Ferro, de 1999, a gente tem a cena final do gigante de ferro, depois de passar por toda aquela montanha russa de sentimentos do filme, entendendo que para salvar as pessoas e ser quem ele escolheu ser, ele precisa fazer um sacrifício. A cena dele se despedindo do Hogarth, com o dedo dizendo pro menino ficar e ele se agarrando ao dedo gigante entendendo que nunca mais o veria é de cortar qualquer coração, até do mais congelado.
E quando, diferente do Big de Operação Big Hero, você for um personagem que ama abraços quentinhos mas se ficar no calor derrete? Esse é o drama do Olaf de Frozen, filme lançado em 2013. Mas eu tô aqui pra falar de uma cena que sempre me dói o coração e que talvez nem todo mundo tenha visto. Olaf e Anna estão indo atrás da Elsa no segundo filme e o fato dela estar muito longe deles faz com que a magia de Olaf vá acabando e ele vá sumindo… e numa cena linda de uma sensibilidade maravilhosa, Olaf consegue seu abraço quentinho. Como não se derreter com ele também? Só que em lágrimas.
E pra finalizar nada melhor que receber, ou dar um abraço igual a pequena Agnes de Meu Malvado Favorito, de 2010, quando recebe seu pelúcia de unicórnio na feirinha, não é? Na vida ou você é a pessoa que abraça que nem ela, sem largar por nada, ou você com certeza tem um amigo que abraça assim.