Banner 11 julho, 2023
por Redação PerifaCon

A Sindicalista: Um drama forte sobre a luta por direitos

O filme mostra que a união pode sim fazer a força, mesmo que cobre um preço caro

 

Chega aos cinemas brasileiros o filme “A Sindicalista”. Com um enredo envolvente e uma narrativa emocionante, o filme promete atrair a atenção do público ao retratar os desafios enfrentados por uma ativista sindical em sua luta por justiça e igualdade no ambiente de trabalho.

O filme, inicialmente lançado em 2022 e baseado em fatos, é encabeçado por uma protagonista feminina empoderada, Maureen Kearney, interpretada por Isabelle Huppert. A trama explora questões sociais pertinentes relacionadas aos direitos trabalhistas, desigualdade salarial e a luta das mulheres por igualdade de oportunidades em uma estatal francesa que pretende vender parte de sua tecnologia para a China e com isso, demitir mais da metade dos funcionários.

A protagonista, Kearney, é uma jovem funcionária, que se depara com a realidade de um ambiente de trabalho hostil, repleto de injustiças e exploração, principalmente após reportar as questões de venda de tecnologia. A Sindicalista é uma obra que mergulha fundo nas complexidades do ativismo sindical, explorando as estratégias e desafios enfrentados pelos personagens em sua busca por mudança.

O filme também se destaca por sua abordagem sensível em relação aos personagens femininos, classe que mais seria afetada com as decisões da empresa, retratando suas lutas diárias e suas conquistas como protagonistas em um movimento historicamente dominado por homens. Como informado, o filme é baseado em fatos, e tem o seu tempo dedicado a mostrar o que houve com Maureen após ela levar o caso à corte francesa, um crime bárbaro em que a investigação é uma mancha na história da França contemporânea.

Com seu lançamento nos cinemas brasileiros em 29 de junho, A Sindicalista promete ser uma experiência cinematográfica impactante para o público. Ao abordar temas sociais relevantes, o filme abre espaço para discussões mais amplas sobre direitos trabalhistas e igualdade de gênero, ao mesmo tempo em que entretém e emociona os espectadores com uma história cativante e personagens memoráveis.

Prepare-se para se emocionar, se inspirar e refletir sobre o poder da ação coletiva e a importância de lutar por justiça em “A Sindicalista”.


Texto por Guilherme de Araújo

Siga o colunista nas redes sociais