Banner 9 março, 2022
por Redação PerifaCon

A história real que inspirou ‘O Massacre da Serra Elétrica’

Recentemente foi lançado um novo filme de O Massacre da Serra Elétrica, chamado de O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno do Leatherface.  Apesar desse novo filme não estar sendo muito bem falado pelos fãs e pela crítica, o longa original de 1974 continua sendo muito amado, e o vilão Leatherface permanece extremamente aterrorizante e […]

 

Recentemente foi lançado um novo filme de O Massacre da Serra Elétrica, chamado de O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno do Leatherface

Apesar desse novo filme não estar sendo muito bem falado pelos fãs e pela crítica, o longa original de 1974 continua sendo muito amado, e o vilão Leatherface permanece extremamente aterrorizante e um dos mais marcantes da história dos vilões de horror.

E aí eu te pergunto, você já ouviu falar das inspirações reais que o Tobe Hooper, diretor do filme original, pesquisou para criar esse clássico do cinema de horror?

Na época do seu lançamento, o filme foi divulgado como uma história verdadeira. O marketing do longa foi focado nessa informação.

E, apesar do roteiro ser fictício, de fato tem influências de alguns acontecimentos reais.

O Massacre da Serra Elétrica segue Sally, junto com seu irmão Franklin e um grupo de amigos em uma investigação sobre o vandalismo ocorrido no túmulo do seu avô. Após um desvio no caminho para visitar a antiga casa da família, os jovens se deparam com os Sawyer, uma família de assassinos. Um a um os jovens vão sendo atacados pelo Leatherface, um homem que além de uma motosserra, também usa uma assustadora máscara feita com pele humana.

Mas tá, o Leatherface é inspirado em uma pessoa real?

Na verdade, o filme de 1974 tem inspiração de diversas situações reais que chamaram a atenção do Tobe Hooper.

No pós-guerra muitas foram as histórias sensacionalistas de true crime. E uma dessas histórias ficou conhecida como “Os Assassinos do Confeiteiro”.

Ed Gein, serial killer que arrancava a pele de suas vítimas para estofar sofás e outras coisas extremamente bizarras.

As vítimas eram atraídas até um covil e um homem mais velho abusava delas, tendo a participação de um homem mais jovem chamado Elmer Wayne Henley e de um outro rapaz. Apesar dos crimes não serem cometidos apenas por uma só pessoa, a mídia deu grande destaque a Elmer Wayne e seu nome foi o mais divulgado dentre os participantes dos crimes. 

Essa foi uma das grandes inspirações do Hooper para criar a família psicótica do seu longa, já que a história ficou gravada em sua mente…

Apesar disso, uma outra grande referência por trás de O Massacre da Serra Elétrica é a história do serial killer Ed Gein, que até hoje é uma figura que inspira curiosidade nas pessoas e consequentemente muitos filmes e séries, como o clássico Psicose.

No livro O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos, publicado no Brasil pela editora Darkside Books, o roteirista do filme Kim Henkel conta que Ed Gein foi sim uma grande inspiração para alguns elementos da história.