Banner 16 março, 2022
por Raphael Guimarães

6 ex-globais que também poderiam fazer filmes de super-herói

Quais são os outros ex-Globo que poderiam seguir o exemplo de Marquezine e brilhar na DC ou Marvel? Você provavelmente já ficou sabendo da novidade –  nossa querida Bruna Marquezine (famosa por novelas como Deus Salve o Rei, I Love Paraisópolis e Mulheres Apaixonadas) participará do novo filme da DC Comics, Besouro Azul – baseado […]

 

Quais são os outros ex-Globo que poderiam seguir o exemplo de Marquezine e brilhar na DC ou Marvel?

Você provavelmente já ficou sabendo da novidade –  nossa querida Bruna Marquezine (famosa por novelas como Deus Salve o Rei, I Love Paraisópolis e Mulheres Apaixonadas) participará do novo filme da DC Comics, Besouro Azul – baseado nos quadrinhos do herói de mesmo nome. A atriz interpretará Penny, personagem original feita para o filme e par romântico do protagonista Jaime Reyes, interpretado por Xolo Maridueña, famoso pelo seriado Cobra Kai

A ex-global revelou em entrevista ao Estadão que ficou muito emocionada ao ter conseguido o papel especialmente por conta da representatividade:

Que cada vez mais a gente veja todo tipo de pessoa ocupando esses espaços. O irmão de uma amiga disse: ‘Queria tanto que tivesse um super-herói latino, acho que ia me representar mais.’ Isso mexeu tanto comigo, sabe? Precisamos falar sobre representatividade. Pra mim é muito importante ser a primeira protagonista brasileira.

E como todo mundo sabe, a vontade da Bru é nossa vontade também. Não há nada que quero mais do que ver os filmes de super-herói recheados de brasileiros. Por isso a lista: atores e atrizes brasileiros que poderiam fazer filmes de super-herói. MAIS ESPECIFICAMENTE, atores e atrizes ex-globais que poderiam fazer filmes de super-herói. Afinal de contas, tanta gente saiu da Rede Globo nos últimos tempos, é interessante oferecer projetos novos para essas pessoas, elas merecem!

Lázaro Ramos como Senhor Fantástico

Lázaro Ramos talvez seja um dos maiores talentos que a Rede Globo já teve em seu elenco. Famoso por papeis como o de Foguinho em Cobras & Lagartos e Roque no seriado indicado ao Emmy Internacional Ó Paí Ó, o ator anunciou sua saída da emissora em setembro de 2021. 

Embora seja famoso por personagens bem expressivos, é impossível negar que Lázaro combina bastante com personagens mais calmos, sérios e que portem bastante sabedoria – por coincidência, essas são as características exatas de Reed Richards, o Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico. Em 2020, a Marvel Studios anunciou que um filme novo da equipe de  heróis estava em produção, infelizmente dirigido por Jon Watts, responsável pelos últimos três filmes do Homem-Aranha. Até o momento, nenhum membro do elenco foi anunciado e boa parte do fandom torce para que Reed seja interpretado por John Krasinski (sim, o Jim de The Office) mas cá entre nós, que batida essa escolha, né? 

Lazinho no papel com certeza traria a seriedade e liderança que o Senhor Fantástico deveria trazer, e com todo o bom humor que o MCU normalmente exige. 

p.s.: seria demais se quisessem colocar Taís Araújo como Sue Storm/Mulher Invisível também!

Camila Queiroz como Zatanna

A feiticeira Zatanna representa muito do que por vezes falta em filmes da DC Comics: a união saudável de visuais inventivos e audaciosos com um texto e tom mais sombrio e tenso. Algo que traga diversão e suspense, choque e risadas, medo e descontração. E só me vem uma ex-global à cabeça que tenha experiência com tons tão distantes um do outro:

Camila Queiroz, famosa pelo papel de Angel em Verdades Secretas 1 e 2 e atualmente muito elogiada pelo papel de Anita, na série De Volta Aos 15. A atriz declarou em stories de seu Instagram que gravar dois projetos tão distintos ao mesmo tempo foi um grande presente.

Enquanto atriz, poder trabalhar em dois universos tão distintos, com personagens diferentes, caracterizações completamente diferentes, me ajudou muito, foi fundamental pra mim.

Bom, se são trabalhos diferentes que ela procura, Zatanna está aqui esperando uma atriz para interpretá-la, e no momento perfeito: Um filme da personagem está em produção, escrito por Emerald Fennel, roteirista vencedora do Oscar por Bela Vingança (2020).

Eri Johnson como Wolverine

De todos dessa lista, Eri Johnson foi o único que não saiu da Globo durante a pandemia da COVID-19 mas sim antes, e já trabalhou em vários projetos desde então. Já estrelou novelas da Record (como Topíssima), participou do Popstar na Globo como convidado, abriu um bar em Goiânia e, mais recentemente, foi contratado pela RedeTV! para apresentar um programa matinal ao lado de Alinne Prado. Um homem viciado em viver e colecionar momentos – igual o Wolverine. Sério, sem brincadeira, do mesmo jeito que Eri Johnson passeia pelas emissoras de TV, Logan passeia por equipes no universo  Marvel – já foi dos X-Men, Vingadores, Tropa Alfa e até membro do clã japonês Yashida. É o Eri Johnson canadense. Tenho certeza absoluta que, dada a oportunidade, o Wolverine inclusive jogaria futevôlei na praia.

Essa escalação pode parecer um pouco estranha porque estamos acostumados com o Wolverine de Hugh Jackman nos cinemas, o que nos faria pensar em outro ator talvez no estilo de Rodrigo Lombardi ou Thiago Lacerda mas não! Eri Johnson seria a nossa chance de vermos uma nova interpretação do personagem na telona, distante dos galãs padrão de cinema e, de quebra, mais fiel aos quadrinhos já que nos gibis Logan é baixinho – tal qual Eri Johnson, com seus 1,65 de altura. 

 E por favor, não me venham com Daniel Radcliffe.

Camila Pitanga Como Batgirl

Tá, só pra deixar claro – eu sei que já tem um filme da Batgirl em produção pra ser lançado na HBO Max, previsto para 2022 e com Leslie Grace (conhecida por Em Um Bairro de Nova York), eu sei! Mas nada é simples quando se trata desses filmes de herói. O filme da Batgirl que está em produção se passará no mesmo universo em que outros filmes da DC, como Aves de Rapina e The Flash. Neste universo, o Comissário Gordon (pai de Barbara Gordon, a Batgirl) é interpretado por J.K. Simmons.

A sugestão aqui seria: por que Camila Pitanga não poderia ser uma outra Barbara Gordon? A Barbara Gordon do universo de The Batman (2022), filha do Gordon interpretado por Jeffrey Wright

Conhecida por projetos como Paraíso Tropical, Saneamento Básico – O Filme e Uma História de Amor e Fúria, Camila Pitanga traz em seu currículo personagens que levam vidas perigosas e ousadas e que se encaixam bem em contextos urbanos e ‘reais’. Por isso funcionaria tão bem andando pelas ruas de Gotham

O alcance da atriz a permitiria encarar Barbara Gordon tanto com o manto de Batgirl quanto sob o título de Oráculo, tudo depende da abordagem que a Warner decidisse adotar.

Antônio Fagundes como Bruce Wayne

Tá, se com a BatGirl já foi preciso uma explicação, com esse o buraco é ainda mais em baixo – não precisamos de MAIS UM Batman, com certeza não precisamos. Mas aí é que tá, a sugestão não é um novo Batman – e sim um novo Bruce Wayne, ou melhor, um velho Bruce Wayne. Um ex-Batman.

Na série animada Batman do Futuro, acompanhamos uma nova versão do homem-morcego, Terry McGinnis, que tem como mentor uma versão mais velha e aposentada de Bruce Wayne. Não existe nenhum ex-global mais apropriado para esse papel de Bruce Wayne mentor do que o Fagundão. Nem mesmo Michael Keaton, apontado por alguns rumores como possível Bruce Wayne numa adaptação do desenho, exala tanta seriedade, liderança e experiência quanto Antônio Fagundes, que saiu da Globo em junho de 2021 após 44 anos.

Assumidamente gamer, talvez Fagundes até já seja familiarizado com o universo DC Comics (quem sabe ele não curte um Injustice, ou a série Arkham de jogos) e tem experiência vasta com personagens em posição de autoridade como Juvenal Antena na novela Duas Caras e Deus, no filme Deus é Brasileiro.

Faustão como Rei do Crime

Nem me venha falar que Faustão não é ator!! Só porque ele não tem DRT? Seus elitistas! É necessário muito jogo de cintura, improviso e habilidades performáticas para comandar um programa de auditório como o que Fausto apresentou na Globo durante mais de trinta anos (e como o que segue apresentando na Band atualmente). Isso sem contar sua famosa passagem pelo cinema com o filme O Inspetor Faustão e o Malandro, no qual contracena com Sérgio Mallandro (que também daria um ótimo Coringa mas isso não vem ao caso).

Sabe-se que é de interesse da Marvel inserir o Demolidor e seu núcleo de personagens nos filmes do estúdio, incluindo Foggy Nelson, Elektra e, claro, O Rei do Crime.

Sei que todos amam e sentem falta do personagem sendo interpretado por Vicent D’onofrio mas o Faustão desempenharia tão bem esse papel! Seria ao mesmo tempo um desafio para a carreira de Fausto como ator e também um refresco para os filmes de herói, tendo um vilão mais próximo de como eram os vilões espalhafatosos e caricatos dos anos sessenta e setenta. Talvez fosse um pouco difícil convencer Faustão a raspar a cabeça mas todo mundo tem um preço.

E seria simplesmente incrível ver o Rei Do Crime encarando Demolidor e sussurrando “É essa fera aí, meu!” com os punhos cerrados. 

Bom, essa foi a minha lista de desejos e sinceramente ficaria MUITO feliz de vê-la sendo atendida pois cada um desses personagens merece a honra de ser interpretado por um ex-global! E você, que outros brasileiros escalaria para papéis em filmes de super-herói?