Banner 11 março, 2022
por And Borges

5 jogos brasileiros de 2021 que você deveria jogar agora

2021 foi um ano e tanto para os videogames e também para os jogos brasileiros, tendo diversos lançamentos interessantíssimos e competentes, alguns tomando tração internacional devido a qualidade das produções e outros caindo na graça do povo através das redes sociais. O mercado de jogos brasileiro está super aquecido e criativo, com diversos títulos novos […]

 

2021 foi um ano e tanto para os videogames e também para os jogos brasileiros, tendo diversos lançamentos interessantíssimos e competentes, alguns tomando tração internacional devido a qualidade das produções e outros caindo na graça do povo através das redes sociais.

O mercado de jogos brasileiro está super aquecido e criativo, com diversos títulos novos anunciados e uma porção de outros títulos que você com certeza precisa conhecer. Jogos como Arida Backlands, Lenin the Lion e Dandara merecem sua atenção e são jogos brasileiros muito populares.

Decidi trazer hoje 05 jogos lançados em 2021 que chamaram minha atenção e que talvez também chamem a sua. Alguns games vão ficar de fora, mas prometo trazer em outra oportunidade.

Guns n’ Runs (Statera Studio)

Reprodução: Statera Studio

O primeiro jogo do Statera Stúdio sediado em São Paulo, o Divertido e estiloso Guns n’ Runs trás um um ritmo frenético com movimentos rápidos, tiros e dashs em uma dificuldade elevada que leva em conta uma execução quase perfeita da movimentação aliada aos tiros. No jogo temos a possibilidade de escolher entre 08 personagens diferentes que contam cada um com uma linha narrativa própria, para se aventurar pelas plataformas desse mundo explosivo e colorido, uma trilha sonora incrível e tudo feito numa pixel art refinada. O jogo está disponível para ser comprado na Steam.

Dodgeball Academia (Pocket Trap

Reprodução: Pocket Trap

Mais um jogo lançado em 2021 que fez bastante barulho na cena independente. Desenvolvido pela Pocket Trap, estúdio indie de São Paulo e distribuído pela Humble Games, Dodgeball Academia conta com uma mecânica divertida de batalha em tempo real em um jogo de Queimada, isso mesmo, queimada.

Nele você controla o personagem Otto e precisa desvendar alguns mistérios da escola que frequenta após largar seu antigo colégio, num divertido jogo estilo RPG. Você vai explorar a Academia de Queimada, enquanto recruta uma equipe, faz missões paralelas e duela com diversos alunos do campus em encontros ala Pokémon. Conforme avança no jogo, as batalhas ficam mais intensas e explosivas, com especiais, bolas de eletricidade e poderes variados e divertidos. O game está disponível na Steam, PS4 e também no Game Pass.

Irmão Grande e Brasileiro 2 (Virgula Leal)

Reprodução: Virgula leal

E se você pudesse juntar seus amigos, colocá-los numa casa, submetê-los a provas, que (inclui venda de órgãos e ossos quebrados) para disputar uma liderança e incentivar picuinhas e tretas tal qual no BBB? Então, é justamente essa a proposta do jogo. Temos em Irmão Grande e Brasileiro 2, um simulador de reality show muito divertido, com uma arte interessante e despojada. Nele você poderá criar um elenco da casa, definir personalidade, alinhamento (ordem-neutro-caos), profissão e algumas outras coisas, como editar a casa e se as votações serão definidas por você ou simuladas. Divertido e Sagaz, Irmão Grande e Brasileiro 2 vale a pena e vai te render diversão e umas boas risadas. 

O game está disponível na Steam.

Kaze and The Wild Masks (Pixel Hive)

Reprodução: Pixel Hive

Se você é alguém que como eu passou parte da infância jogando Sonic, Mario, Donkey Kong e ama jogos de plataforma, existe uma grande chance de se apaixonar por Kaze and the Wild Masks. O jogo 2D de plataforma do estúdio Pixel Hive trás essas referências misturadas sem escondê-las, mas também traz coisas próprias para mostrar e faz jus ao gênero com uma proposta bem executada. Nesse jogo você terá muitas fases (é sério mais de 30) para explorar e deverá coletar máscaras que irão conceder poderes que mudam completamente a jogabilidade, passando de pular por plataformas para voar entre espinhos ou nadar com uma cabeça de tubarão. Um jogo de certa forma, nostálgico e muito bonito, Kaze and The Wild Mask está disponível na Steam.

Unsighted (Pixel Punk)

Reprodução: Pixel Punk

Unsighted é um primoroso metroidvania em essência. Em perspectiva isométrica você controlará Alma e poderá explorar um mundo vivo, com criaturas interessantes chamades Autômatos circulando por ele, numa espécie de pós apocalipse que só sobraram androides que precisam consumir Ânima para continuar com sua existência. Além do combate dinâmico e muito divertido o jogo conta com uma mecânica de tempo para sobrevivência de NPC’s, cada NPC tem um tempo de vida que varia consideravelmente (10h e 100h de vida) e precisa, assim como você, consumir Ânima para sobreviver. Conforme o player gasta tempo em determinadas quests, os personagens podem se tornar criaturas terríveis, os Unsighted, que são andróides que se tornam maléficos após perder a consciência. Essa mecânica pode ser desabilitada, mas com certeza distribuir Anima para os personagens escolhidos e lidar com a consequência de suas escolhas, faz a experiência ser algo único. 

O jogo foi desenvolvido por duas mulheres trans brasileiras, Tiane Pixel e Fernanda Dias, e encantou não só jogadores brasileiros como também o mundo, sendo elogiado inclusive pelo já tradicional blog Kotaku, sendo considerado o melhor metroidvania de 2021. Definitivamente vale a pena ser jogado. 

Disponível na Steam, PS4, Nintendo Switch e também está incluso no Game Pass.