por Redação PerifaCon
3ª Edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro no Brasil tem data marcada
Festival irá acontecer nos dias 23 a 27 de novembro em São Paulo A 3ª Edição do Festival do Audiovisual negro no Brasil, sob o tema “Memória e Futuridades – O Audiovisual negro como um espaço de uma convocação para a vida”, vai acontecer nos dias 23 a 27 de novembro em São Paulo. O […]
Festival irá acontecer nos dias 23 a 27 de novembro em São Paulo
A 3ª Edição do Festival do Audiovisual negro no Brasil, sob o tema “Memória e Futuridades – O Audiovisual negro como um espaço de uma convocação para a vida”, vai acontecer nos dias 23 a 27 de novembro em São Paulo. O evento acontecerá presencialmente.
Tatiana Carvalho Costa, conselheira Regional e Diretora Artística do FIANB, falou sobre o conceito da edição:
Precisamos entender novamente que há uma essa possibilidade real de política pública e como vamos participar disso, da reconstrução do país. A ideia de trabalhar Memória e Futuridades, sobretudo nesse momento em que a gente enfim vai ter o retorno, que está prometido, do Ministério da Cultura, é da gente poder promover uma conversa – a partir dos filmes e outros produtos audiovisuais, mas também com essa dinâmica do Festival – para entender o que precisa ser retomado. Por que a gente está exibindo filmes, por exemplo, que foram produzidos num contexto de um edital de ações afirmativas.
A direção artística do FIANB é assinada por Kariny Martins e Tatiana Carvalho Costa, conselheiras regionais da APAN, que pensaram na curadoria:
O vigor da produção audiovisual negra brasileira contemporânea nos inspira na proposição de um festival que celebre nossa imaginação coletiva como um lugar de fabulação, conjuração e convocação para a vida.
A programação contará com Mesa de debates, oficinas, minicursos e mostras infanto-juvenis em outras regiões da cidade de São Paulo, que será possível devido uma parceria com a SPCine.
O festival contará com a exibição do filme Marte Um, de Gabriel Martins, Cabeça de Nego, de Déo Cardoso e bate papos com os presentes. Além disso, o festival irá se encerrar com a exibição de O Pai da Rita, filme dirigido por Joel Zito Araújo, com bate papo com o diretor e o fechamento da terceira edição com a apresentação da Bateria da Escola de Samba da Vai Vai.
O festival é organizado pela APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro)
Fonte: Mundo Negro