por Marcos Marques
20 feats que com certeza estavam no seu DVD da Black Charm nos anos 2000
Quem nunca comprou um DVD da Black Charm na feira? Aqui no Brasil, o DVD era um compilado de músicas “Black”, termo usado para se referir a músicas que são cantadas por artistas negros. No Brasil, as músicas se tornaram bastante populares e em todas as festas, quermesse e eventos. As músicas sempre eram tocadas, […]
Quem nunca comprou um DVD da Black Charm na feira? Aqui no Brasil, o DVD era um compilado de músicas “Black”, termo usado para se referir a músicas que são cantadas por artistas negros.
No Brasil, as músicas se tornaram bastante populares e em todas as festas, quermesse e eventos. As músicas sempre eram tocadas, principalmente quando o bluetooth era novidade e as músicas se espalharam de forma rápida entre as pessoas, diferente de hoje em dia que a maioria usa o Spotify.
Muitas músicas fizeram um enorme sucesso nos anos 2000 e até hoje são ouvidas pelo público brasileiro. Por isso, resolvi montar uma lista com as 20 colaborações mais icônicas dos anos 2000 e que com certeza tinha no seu DVD da Black Charm.
Bow Wow feat. Ciara – Like You (2005)
Essa música é um clássico, né? Parte do álbum Wanted, Bow Wow se junta com Ciara para uma colaboração icônica e que com certeza é um dos maiores sucessos de ambos. A música foi lançada em Julho de 2005 e estreou na 63ª posição da Billboard Hot 100. Semanas depois a música conseguiu a #3 posição e se manteve por 2 semanas.
O clipe foi gravado por Byran Barber, que já dirigiu clipes para Queen Latifah, Missy Elliot, Nelly Furtado e outros.
Nelly feat. Kelly Rowland – Dilemma (2002)
Preciso dizer alguma coisa? Dilemma é considerada uma das maiores músicas dos anos 2000 e não é à toa, já que a música foi um dos grandes sucessos da época. A música faz parte do álbum Nellyville, de Nelly, e Simply Deep, primeiro álbum solo da Kelly Rowland após uma breve pausa do Destiny’s Child, grupo formado por ela, Beyoncé e Michelle Williams.
A música alcançou a posição #1 na Billboard Hot 100 e em 2003 ganhou o Grammy de “Melhor Colaboração de Rap”.
Sean Paul feat. Sasha – I’m Still In Love With You (2004)
Essa é pra sentir a brisa, viu? Mais um feat icônico dos anos 2000 e que não poderia ficar de fora dessa lista. I’m Still In Love With You é uma música em colaboração com a Sasha, e que com certeza é um dos maiores sucessos da carreira de Sean Paul. A música alcançou a 14ª posição na Billboard Hot 100 e fez sucesso em diversos países, incluindo o Brasil.
Uma curiosidade bem interessante é que em 2019 o Kevinho e a Anitta fizeram o clipe da música Terremoto inspirado no clipe de I’m Still In Love With You.
Ja Rule feat. Ashanti – Mesmerize (2002)
Uma das duplas mais icônicas dos anos 2000, Ja Rule e Ashanti já fizeram diversas colaborações juntos, mas Mesmerize talvez seja uma das mais icônicas da carreira deles. A música alcançou a 2ª posição na Billboard Hot 100 e se tornou um grande sucesso mundial.
Na época houve muita especulação sobre um romance entre eles, mas em 2021 a Ashanti negou dizendo que eles sempre tiveram uma ótima química nos trabalhos, e que acima de tudo sempre foram amigos.
Akon feat. Eminem – Smack That (2006)
Mas é claro que o Akon teria uma música aqui, o cantor foi um dos, senão o maior dos anos 2000. Akon fez muito sucesso com as músicas Lonely, I Wanna Love You, Don’t Matter e etc, mas esse featuring com o Eminem também ficou marcado na história. A música chegou na 2ª posição na Billboard Hot 100 e faz parte do álbum Konvicted.
Estelle feat. Kanye West – American Boy (2008)
Primeira música internacional da Estelle, a canção contou com a participação de Ye, o nosso Kanye West. Estelle começava a fazer sucesso no Reino Unido em 2004, mas depois de alguns anos ela lançou o álbum Shine, que teve uma divulgação internacional e se tornou mais popular devido ao lançamento de American Boy, que fez bastante sucesso no mundo inteiro.
Snoop Dogg feat. Pharell Williams – Drop It Like It’s Hot (2004)
Eu sei que você está fazendo a dancinha com a mão agora! Snoop Dogg e Pharell Williams formaram uma grande dupla nos anos 2000, não só com Drop It Like It’s Hot mas também com Beautiful, uma das músicas de maior sucesso no Brasil e que inclusive teve o clipe gravado no Rio de Janeiro.
Lançada em 2004, Drop It Like It’s Hot se tornou um marco nos anos 2000, a música alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100. O clipe da música mostra uma grande ostentação e a dancinha se tornou muito popular através de memes e vídeos no Tik Tok.
Rihanna feat. Ne-Yo – Hate That I Love You (2007)
Essa eu sei cantar todinha! Rihanna estava começando a se tornar um grande nome da música e se juntou com Ne-Yo, cantor que tem diversas músicas icônicas nos anos 2000. O resultado? Um grande hino! I Hate That I Love You alcançou a 7ª posição na Billboard Hot 100 e foi indicada ao Grammy como “Melhor Canção R&B” e “Melhor Colaboração em Dupla ou Grupo”
Beyoncé feat. Jay-z – Crazy In Love (2003)
Seria essa a melhor colaboração dos anos 2000? A resposta é: Sim! Crazy In Love foi o primeiro sucesso da Beyoncé em carreira solo após o hiatus do Destiny’s Child, e foi aqui que a rainha cravou o seu reinado na música. Crazy In Love é uma colaboração com Jay-Z e alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100. A música ganhou 3 prêmios no Video Music Awards em 2003 e levou 3 prêmios Grammy. A música é listada como uma das maiores dos anos 2000 por diversas revistas especializadas.
Jordin Sparks feat. Chris Brown – No Air (2008)
Essa é pra sofrer… No Air é uma das músicas mais emblemáticas dos anos 2000 e com certeza é o maior sucesso da carreira da Jordin. A cantora foi a vencedora do American Idol em 2007 e no ano seguinte lançou seu álbum auto-intitulado Jordin Sparks.
A música conta com a colaboração de Chris Brown e se tornou um grande sucesso na época, alcançando a 1ª posição na Billboard Hot 100 e com indicação ao Grammy.
Busta Rhymes feat. Mariah Carey – I Know What I Want (2003)
Sabe aquela música pra curtir com o mozinho? É essa! Busta Rhymes e Mariah Carey se juntaram em uma faixa icônica e muito envolvente. I Know What I Want foi lançada em 2003 e alcançou a 3ª posição na Billboard Hot 100.
A música trouxe um novo ar para Mariah Carey após alguns lançamentos da artista não ter feito tanto sucesso, principalmente após a tragédia do 11 de Setembro em 2001, que ocorreu no mesmo dia que a cantora lançou o álbum Glitter, que foi um grande fiasco.
Kelis feat. Too $hort – Bossy (2006)
Aqui eu desenterrei, viu? Bossy é uma música da cantora Kelis com participação do rapper $hort. A música fez um sucesso considerável nos Estados Unidos, mas com certeza fez mais aqui no Brasil.
A música alcançou a 16ª posição na Billboard Hot 100.
Kanye West feat. Jamie Fox – Gold Digger (2005)
Essa é da época do pai! Gold Digger é um dos grandes sucessos do Kanye West e tem participação do Jamie Fox, que já trabalhava como ator e teve um álbum lançado em 1994, mas em 2005 ele começou a ter um destaque como cantor.
A música alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100 e ficou 10 semanas na mesma posição.
Janet Jackson feat. Nelly – Call On Me (2006)
ISSO QUE EU CHAMO DE MASTERPIECE, MEUS AMORES! Janet Jackson retorna com uma música maravilhosa junto com Nelly, que estava fazendo muito sucesso na época. Call On Me teve um desempenho consideravelmente bom em relação às músicas anteriores da cantora. A música alcançou a 25ª posição na Billboard Hot 100 e foi bem elogiada pelos críticos.
É importante mencionar que após o Damita Jo, álbum da Janet lançado em 2004, seus próximos lançamentos sofreram muito boicote pela mídia devido ao incidente do Superbowl em 2004, onde a cantora se apresentou com o Justin Timberlake. No final da performance o cantor acaba arrancando uma parte do figurino da cantora, deixando seus seios à mostra. Na época houve uma grande retaliação da mídia e um boicote imenso, situação essa que ainda respinga na carreira de Janet.
50 Cent feat. Olivia – Candy Shop (2005)
A tradução dessa música é babado, viu? Candy Shop é um dos maiores sucessos da carreira do 50 Cent e faz parte do álbum The Massacre. A faixa é uma colaboração com a cantora Olivia, que se torna o maior destaque da faixa. O clipe mostra o cantor em uma mansão com diversas mulheres, enquanto Olivia entrega os vocais com algumas danças sensuais.
A música alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100 e recebeu uma indicação ao Grammy.
Missy Elliot feat. Ciara, Fat Man Scoop – Lose Control (2005)
Dá pra ficar parado com essa? Lose Control é um dos maiores sucessos da carreira da Missy Elliot e eu conheci essa música por conta dos DVDs piratão. Assim como as outras duplas que mencionei aqui, Missy e Ciara também tiveram outras músicas juntas, mas aqui elas brilham demais.
A música alcançou a 3ª posição na Billboard Hot 100 e foi indicada a 6 categorias no MTV Music Awards, ganhando apenas duas categorias.
Usher feat. Alicia Keys – My Boo (2004)
O que acontece quando dois talentos do R&B se juntam? Usher e Alicia Keys entregaram um dos maiores duetos dos anos 2000. A faixa My Boo faz parte do álbum Confessions de Usher. Na época, Alicia estava no auge da sua carreira e a química dos dois foi perfeita para a faixa, até porque eles são amigos desde a infância.
My Boo alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100.
Diddy feat. Keyshia Cole – Last Night (2007)
Essa aqui tocava em todo o V3 da época. Diddy e Keyshia Cole se juntam na clássica Last Night, uma das músicas que mais fez sucesso no Brasil.
A música alcançou a 10 posição na Billboard Hot 100 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos.
Kelly Rowland feat. Eve – Like This (2007)
Acho que só a Beyoncé estava arrasando após o fim do Destiny’s Child? Kelly continuou brilhando em sua carreira solo e lançou Like This com a participação da rapper Eve. A música não fez tanto sucesso nos Estados Unidos, mas brilhou muito na antiga MIX TV e na MTV aqui no Brasil.
A música alcançou a posição #30 na Billboard Hot 100 e foi top 10 em diversos países.
Jay-Z feat. Alicia Keys – Empire State Of Mind (2009)
Vamos encerrar a lista com chave de ouro? Empire State Of Mind é considerada uma das melhores colaborações de todos os tempos. A música tem uma pegada orquestral misturada com rap, r&b e hip-hop. O clipe é todo em preto e branco e mostra cenas de Nova York, das pessoas nas ruas e dos prédios.
A música alcançou a 1ª posição na Billboard Hot 100 e ganhou 2 prêmios Grammy na categoria “Melhor Canção de Rap” e “Melhor Colaboração de Rap”. Em 2009, a Rolling Stones e o The New York Times elegeram a música entre as 10 melhores do ano.