por Giulia Cardoso
Preto Positivo: Podcast sobre HIV/AIDS estreia sua segunda temporada
O primeiro podcast brasileiro dedicado a esse universo retornou agora, em 04 de abril, com uma nova temporada.
Entrevista por Andreza Delgado. Texto por Giulia Cardoso
O Preto Positivo, idealizado pelos artistas e ativistas Emer Conatus e Raul Nunnes, conquistou mais de 70 mil ouvintes em sua primeira temporada e agora se prepara para uma segunda edição ainda mais impactante.
Esta segunda temporada propõe falar sobre vidas, levando a audiência para um viagem inesquecível pelas histórias de pessoas vivendo com HIV em diferentes regiões do Brasil. Tudo isso com um novo formato que contempla episódios mais curtos e focados em temas como saúde, relacionamentos, afeto, amizades e família.
O primeiro episódio deste novo ano se trata de uma parceria com a UNAIDS e ONU Brasil, que reconhecem o projeto como plataforma de informação e acolhimento
Nós, do Portal Perifacon, batemos um papo com o Raul sobre alguns processos internos. Confira:
A criação de um “Mochilão online”
A ideia de criar um “Mochilão online” partiu de uma dificuldade. Emer e Raul estavam tentando conseguir arrecadar fundos e apoio para executar esta nova temporada, porém nenhuma das devolutivas foram positivas.
“É muito difícil conseguir apoio. Tem uma coisa que conta muito, que é a questão de algoritmo de número e de entrega. Não só em relação aos episódios. O Instagram conta”, disse Raul. Foi então que seu sócio teve a ideia de fazer online, assim seria possível “costurar” todas essas histórias e conversas de vida.
Utilização de IA na edição
Colocar a mão na massa não é fácil. Por isso, os dois anfitriões contaram com a ajuda de IA na hora de editar o podcast. “A gente usou uma plataforma da Adobe que consegue limpar o áudio das gravações e o projeto SoundUP do Spotify ensinou a gente a minimamente a editar episódios. Contar uma narrativa e ser fluído”, conta Raul
Saldo positivo na primeira temporada
Sendo um dos mais compartilhados no seu ano de lançamento (2022), a temporada piloto do podcast teve uma recepção muito positiva. O que surpreendeu os podcasters, principalmente por pensar que para um programa tão nichado e de pauta muito específica tal feito não estava nos planos.
Outro ponto positivo está presente no Feedback dos ouvintes, que incluíam médicos infectologistas, enfermeiros e psicólogos. “Eu cheguei a ir para a Unesp ano passado para poder dar uma palestra no simpósio de psicologia. Fora as outras lives e parceiros que a gente fez ao longo desse caminho.”, conta Raul
Vale lembrar que a primeira temporada também está disponível em todas as plataformas, inclusive youtube. É possível apoiar o podcast através da Orelo, que traz para os apoiadores benefícios exclusivos, como, por exemplo, ouvir os episódios antes do público geral.
Mais do que um podcast, o Preto Positivo é um convite à reflexão e à ação. Inclusive, Emer e Raul estão com um quadro chamado “Não é sobre HIV”, onde eles discutem e convidam os ouvintes a refletir sobre outros assuntos, como relacionamento, experiências e opiniões.
Acompanhe as histórias inspiradoras dos convidados, aprenda mais sobre o HIV/AIDS e se engaje na luta contra o estigma e a discriminação.
Onde ouvir: Orelo, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.