Banner 1 setembro, 2022
por Carissa Vieira

Nope: As referências ao cineasta Steven Spielberg no filme

Novo filme de Jordan Peele traz grandes referências a Steven Spielberg. Nope é o novo lançamento do Jordan Peele. E como bom apaixonado por cinema que o cineasta é, o longa é cheio de referências a outros filmes, principalmente obras do gênero do horror. Já é uma característica do diretor trazer homenagens aos filmes que […]

 

Novo filme de Jordan Peele traz grandes referências a Steven Spielberg.

Nope é o novo lançamento do Jordan Peele. E como bom apaixonado por cinema que o cineasta é, o longa é cheio de referências a outros filmes, principalmente obras do gênero do horror. Já é uma característica do diretor trazer homenagens aos filmes que ele admira, mas sempre de uma maneira interessante e que acrescentam à sua obra, sem jamais ser uma cópia dos filmes que as referências são retiradas. 

E o cineasta mais homenageado em Nope sem dúvida é o Steven Spielberg, um diretor que já fez alguns dos filmes mais significativos sobre extraterrestres, e que o próprio Jordan Peele já disse em diversas entrevistas que a é uma das suas maiores influências.

Uma das alusões mais claras ao Spielberg em Nope é do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Como em Contatos Imediatos, em Nope temos a existência de um objeto voador não identificado como ponto central da narrativa. E esse ovni voa pelo céu durante a noite e interfere na energia e nos equipamentos elétricos. Nos dois filmes os ovnis também usam as nuvens como forma de se camuflar. Em Contatos Imediatos temos uma famosa cena onde um jovem é abduzido pelos ocupantes da nave que costuma aparecer e desaparecer em meio às nuvens. Em Nope, os personagens percebem que existe uma nuvem que nunca se move, independente da situação do tempo. E isso faz com que eles comecem a desconfiar de que talvez a nuvem esconda algo que não é humano.

Outra referência a Contatos Imediatos acontece quando O.J (Daniel Kaluuya) vai ao estábulo e se depara com três figuras alienígenas. Acabamos descobrindo que eram apenas pessoas fantasiadas e tentando assustá-lo, mas a fantasia que eles usam lembra bastante os aliens do filme.

Outro filme do Spielberg que está homenageado em Nope é E.T. 

Em Nope nós temos um flashback da sitcon que o personagem Ricky (Steven Yeun) participou quando criança. Nesse flashback vemos Gordy, o chimpanzé que trabalhava na série de TV, se assustando quando um balão explode e em um surto atacando praticamente todo o elenco e equipe do seriado. Enquanto a tragédia acontece, Ricky se esconde embaixo de uma mesa e assiste apavorado todo o incidente.

Quando Gordy vê Ricky embaixo da mesa, vai até ele lentamente. E ao invés de atacá-lo, como fez com as outras pessoas, ele aproxima sua mão da criança, querendo fazer um soquinho, como o que eles dois faziam na série. Ricky levanta sua mão para dar o soquinho na mão de Gordy, mas antes disso acontecer o macaco leva um tiro.

É uma cena assustadora, mas é difícil não lembrar de E.T. e da conexão entre o assustado extraterrestre e Elliot, o garoto que se aproxima dele. Todo mundo tem medo do alien, mas ele e a criança possuem um laço verdadeiramente profundo. E usam seus dedos para demonstrar essa conexão. 

Outro filme do Spielberg que também está referenciado é Tubarão. A começar pela ameaça. Se em Tubarão a ameaça vem do mar, em Nope ela vem do céu. Diferente de outros filmes que trazem extraterrestres como ameaças, o filme o que vemos no céu não é um ovni qualquer, mas sim um tipo de predador, que come seres humanos e animais, ameaçando as pessoas do local. E como em Tubarão, onde três personagens se unem para acabar com a criatura, em Nope vemos O.J., sua irmã Emerald e Angel se unindo para tentar capturar uma imagem do suposto ovni. 

Apesar de todas essas referências, temos um filme que se sustenta por si só. Jordan Peele homenageia o Spielberg e alguns outros cineastas, mas cria um filme original e muito próprio. É maravilhoso ver um cineasta que com apenas três obras consiga trazer maturidade em seu trabalho. E que venham os próximos filmes, porque provavelmente serão tão bons quanto o que ele mostrou até agora.