Banner 30 março, 2022
por Marcos Marques

Lollapalooza 2022 ficará marcado por ser a edição que ninguém teve medo de falar

A última edição do festival provou que a arte é politica. O Lollapalooza 2022 foi um grande sucesso, sendo o primeiro evento grande após a pandemia da COVID-19.  Segundo o G1, o evento contou com mais de 300 mil pessoas nos três dias de festival. O evento em si teve momentos marcantes, mas também teve […]

 

A última edição do festival provou que a arte é politica.

O Lollapalooza 2022 foi um grande sucesso, sendo o primeiro evento grande após a pandemia da COVID-19. 

Segundo o G1, o evento contou com mais de 300 mil pessoas nos três dias de festival. O evento em si teve momentos marcantes, mas também teve suas tragédias. No dia 25, dois dias antes da banda Foo Fighters se apresentar no Brasil, o guitarrista Taylor Hawkins, membro da banda, faleceu. O show foi cancelado mas contou com uma homenagem feita por Emicida com Planet Hemp, DJ Nyack, DJ KL Jay, Criolo, Bivolt e Drika Barbosa

Além disso, a chuva empacou bastante o festival. Na sexta-feira uma estrutura de ferro de estande caiu em cima de uma pessoa que ficou ferida, mas foi atendida pelos médicos. No domingo, a chuva retornou e impediu que o rapper Rashid se apresentasse no festival. Essa é a segunda vez que o rapper não consegue se apresentar por conta da chuva. 

Além disso, o festival contou com alguns ótimos momentos!

Show da Pabllo Vittar 

Reprodução: Iwi Onodera/Brazil News

Pabllo foi uma das maiores apresentações do festival e entregou tudo, viu? A cantora subiu ao palco muito animada e cantou todos os seus sucessos. A cantora apresentou sua nova música Follow Me, parceria com a cantora britânica Rina Sawayama. Com muita coreografia e uma voz potente, Pabllo fez um dos maiores shows do festival. 

Doja Cat e o público brasileiro

Reprodução: Fabiano Leone/Multishow

Doja Cat foi a grande estrela do festival e ficou muito animada com os shows no Brasil. A cantora se apresentou duas vezes, a primeira foi na quinta-feira, um pré-show feito pela ONIX, e depois na sexta-feira. A cantora ficou bastante animada com e energia do público e com certeza fez um dos maiores shows de sua carreira. Doja cantou diversos hits, dançou bastante e disse diversas vezes que ama o público brasileiro, erguendo a bandeira do Brasil. 

O encontro das maiores 

Algo que movimentou bastante as redes sociais foi o encontro de Doja Cat com Ludmilla. As duas cantoras se encontraram no backstage do Lollapalooza e tiraram uma foto para os fãs. Além desse encontro, também tivemos fotos da Pabllo com Marina, cantora que foi um dos destaques na noite de sexta-feira. 

Achou que tinha acabado? Que nada! No sábado, a cantora Miley Cyrus fez um grande show que contou com a performance de Boys Don’t Cry junto com Anitta. As duas se divertiram bastante no palco e Miley ainda fez um discurso elogiando a brasileira pelos seus últimos feitos, afirmando que são grandes amigas. 

Jup do Bairro sendo uma das maiores artistas da atualidade

Reprodução: Jef Delgado

Jup do Bairro fez um show maravilhoso no Lollpalooza e entregou tudo de si na apresentação. Jup marcou o início da turnê CORPO SEM JUÍZO, que carrega o nome de seu primeiro EP lançado em 2020. 

Com uma voz poderosa, Jup se entregou no palco e fez todo mundo apreciar suas composições somadas a uma banda com pessoas trans. A cantora foi ovacionada pela plateia com muitos gritos de “Eu te Amo”, recebendo um grande carinho do público.

Algo muito fofo que aconteceu foi quando Jup, com os olhos cheios de lágrimas, dedicou uma música a sua mãe, Dona Sueli. 

Protestos 

Algo que foi bastante comentado foram os protestos contra o presidente Jair Bolsonaro durante o festival. Tudo começou no show da Pabllo quando a cantora segurou uma bandeira com o rosto do ex-presidente Lula enquanto a plateia gritava “Fora Bolsonaro”. Depois, a cantora Marina também se posicionou e soltou um “Vai se f*der Bolsonaro”, enquanto o público ovacionada o momento.

Logo em seguida, através do PL, Bolsonaro acionou o TSE para que vetasse manifestações eleitorais no evento, mas acabou não dando em nada. 

Artistas como Emicida, Djonga, Gloria Groove, Lulu Santos, Marina Sena e Ludmilla também se posicionaram contra o presidente da república. E falando em Djonga, o rapper fez um show maravilhoso. Djonga se posicionou contra o presidente diversas vezes: “Eu quero saber se o Lollapalooza odeia racistas. Quem odeia racista levanta a mão. Quem odeia o Bolsonaro levanta a mão”, disse o rapper durante o show.

Emicida mandando o papo

Essa edição não seria a mesma sem a presença do Emicida, o rapper que botou a boca no microfone e soltou umas verdades no palco. Emicida se apresentou na noite de sábado e fez um show espetacular e em um momento do show ele fez questão de mandar isso aqui pra galera: 

Não preciso dizer mais nada, né? 

Miley Cyrus e o melhor show da noite 

Não teve ninguém que ficou parado quando a Miley Cyrus subiu no palco do Lollapalooza na noite de sexta-feira. Com um estilo bem rockstar e emotiva, Miley entregou o melhor show da edição. Algumas horas antes, a cantora já havia feito uma série de tweets dizendo que o show seria dedicado ao Taylor Hawkins e que estava muito emocionada. No palco, Miley dedicou a música Angels Like You para o artista. 

Reprodução: Manuela Scarpa/Brazil News

Miley mostrou que evoluiu bastante desde a última vez que esteve no Brasil com a Bangerz Tour em 2014. Miley sempre foi uma estrela em ascensão e hoje é citada como uma das melhores artistas dessa geração, tendo uma criatividade artística magnifica e que surpreende o público a cada novo trabalho. 

Não dá pra encerrar esse texto sem falar do evento ao todo. Essa edição será marcada pelo protesto político em um momento que o Brasil não aguenta mais passar por momentos difíceis. Estamos “saindo” de uma pandemia que levou mais de 650 mil vidas, quantidade de mortes que poderiam ter sido evitadas. Ser artista é muito mais do que subir no palco e cantar por algumas horas, a arte é política e deve ser manifestada, para que as pessoas ouçam de todos os lugares que o Brasil não aguenta mais tanta humilhação e descaso.