Banner 9 março, 2022
por Rodrigo Bastos

Bel-Air e o Novo Maluco no Pedaço

A adaptação dramática da série que fez Will Smith icônico para toda uma geração chegou e é bem diferente do que estávamos acostumados, e mais surpreendente do que o esperado. Tudo começou com um fã, uma ideia e um trailer. Em março de 2019, Morgan Cooper lança em seu canal do YouTube um trailer dirigido […]

 

A adaptação dramática da série que fez Will Smith icônico para toda uma geração chegou e é bem diferente do que estávamos acostumados, e mais surpreendente do que o esperado.

Tudo começou com um fã, uma ideia e um trailer.

Em março de 2019, Morgan Cooper lança em seu canal do YouTube um trailer dirigido e produzido por ele no qual reimagina os acontecimentos da sitcom Um Maluco no Pedaço, da década de 1990, acontecendo nos dias atuais a partir de uma visão dramática mais próxima de uma realidade nossa. Sem as características risadas de plateia, sem as cores saturadas e sem os diálogos extravagantes, o trailer mostra como Will acaba saindo de Filadélfia e indo morar na casa dos tios em Bel-Air.

Não demorou muito para a internet viralizar o trailer, e poucos meses depois, ele chegar até Will Smith, o protagonista da série de 1990. Will estava no processo da gravação de um filme quando soube do trailer, então, pra não perder tempo, chamou o diretor do trailer ao local que estava gravando pra conversar sobre o que ele fez e sobre como aquilo poderia servir de base pra criação de uma série.

Após três anos de muita espera e curiosidade, no dia 13 de fevereiro a série é lançada pelo serviço de streaming Peacock, com Morgan Cooper de diretor e roteirista, Will Smith como produtor executivo e Jabari Banks como protagonista. Com 6 episódios na primeira temporada, e já com uma segunda confirmada, Bel-Air chega nos apresentando um Will diferente do que estávamos acostumados a ver na sitcom e ainda assim completamente reconhecível, seja no jeito de andar, no jeito de falar, nos cumprimentos e até no estilo de se vestir, tudo nos remete ao personagem que a gente cresceu rindo e tudo nos faz sentir familiarizados com ele, o Will de Bel-Air é o mesmo Will de Um Maluco no Pedaço, mas também não é.

Jabari Banks se une a Adrian Holmes (Tio Phil), Cassandra Freeman (Tia Vivian), Olly Sholotan (Carlton) e muitos outros em um elenco incrível que está pronto para nos mostrar o peso de ser uma família negra que batalhou e ainda batalha muito por seu espaço dentro de uma sociedade que a maioria não tem essa chance. Bel-Air conta diversas histórias, não só a do Will. Vemos os problemas do Carlton, que se apresenta como um primeiro antagonista a personalidade do Will. Carlton tem uma criação completamente diferente e cresceu em um ambiente oposto ao do Will e isso moldou sua personalidade pra um caminho, que logo no primeiro episódio, não é agradável ao Will. Tio Phil e tia Vivian também tem histórias que estão se montando, vivas, próprias, e isso envolve abdicar de coisas que ama para focar no que parece ser o melhor para a família. Hilary (Coco Jones) é muito mais que apenas a filha de família rica e patricinha, ela batalha em achar seu espaço na sociedade e voar seus próprios voos.

Reprodução: Frazer Harrison/Getty Images

Como deu pra perceber, as histórias contadas por Bel-Air até agora nos prepara pra jornadas individuais pra além do Will, pra além do príncipe de Bel-Air, ela nos prepara pra conhecer os personagens de um jeito que nunca fizemos antes e esse conhecimento vem com conflito, seja ele familiar, seja ele de trabalho, de estudo, do passado e de muito mais pra além do que a gente tenha visto na série dos anos 1990.

Reprodução: Amy Sussman/WireImage

Recheada de referências, Bel-Air consegue nos presentear com easter eggs pra quem viu a sitcom , mas também pra quem só conhece a música de abertura, e mais importante que isso, Bel-Air nos entrega com carinho, respeito e originalidade os personagens da série que todos conhecem de um jeito que a gente nunca viu, mas que de repente não consegue parar de assistir pra saber mais e mais sobre a história deles.