por Andreza Delgado
Lázaro Ramos e Taís Araujo são os grandes homenageados do Festival de Cinema Brasileiro de Paris
Tradicional evento do audiovisual brasileiro na Europa divulga o cartaz dos homenageados. Mostra será realizada de 7 a 14 de abril e a programação será anunciada em breve
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris anunciou que Lázaro Ramos e Taís Araujo serão os grandes homenageados de sua 28ª edição, consolidando um momento histórico para a mostra. Pela primeira vez, o festival presta sua homenagem máxima a um casal, reconhecendo a relevância artística e cultural da atuação conjunta e individual dos dois artistas no cinema brasileiro, no teatro e na televisão.
Juntos desde 2004 e pais de dois filhos, Taís Araujo e Lázaro Ramos se tornaram uma das duplas mais admiradas do país. Em 2025, Taís celebrou 30 anos de carreira, reunindo mais de 30 produções na televisão e 10 filmes no cinema. Já Lázaro soma 27 anos de trajetória, com participação em mais de 30 produções televisivas e mais de 40 longas-metragens. A consistência, a amplitude e o impacto de seus trabalhos justificam a escolha inédita do casal como homenageado principal do festival.
A 28ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris acontece entre os dias 7 e 14 de abril de 2026, no histórico cinema L’Arlequin, localizado no bairro de Saint-Germain-des-Prés, em Paris. A programação completa será divulgada em breve.

A curadoria da mostra, assinada por Katia Adler, reúne uma seleção especial de filmes que celebram diferentes momentos da trajetória dos dois artistas. Entre os destaques está “Medida Provisória”, longa-metragem que marcou a estreia de Lázaro Ramos na direção de ficção e que conta com Taís Araujo em um dos papéis centrais.
A homenagem inclui ainda títulos emblemáticos de suas filmografias. De Lázaro Ramos, serão exibidos “Madame Satã”, de Karim Aïnouz, e “Tudo o que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado. Já a trajetória de Taís Araujo será celebrada com “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Denise Saraceni e Allan Fiterman, e “Garrincha – Estrela Solitária”, de Milton Alencar.

Segundo Katia Adler, a escolha dos homenageados reflete a importância simbólica e artística da dupla para o país. “A escolha de homenagear Lázaro Ramos e Taís Araujo é porque eles representam, de forma rara e complementar, a força, a inteligência e a diversidade do cinema e da cultura brasileira contemporânea. Ao longo de suas trajetórias, ambos construíram personagens marcantes, ampliaram espaços de representação e usaram sua visibilidade para dialogar com a sociedade, dentro e fora das telas. Como artistas e como cidadãos, Lázaro e Taís ajudam a contar um Brasil plural, complexo e em constante transformação — um Brasil que queremos celebrar, refletir e compartilhar com o público.”
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a principal vitrine da cultura brasileira na Europa e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Realizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção das melhores produções do cinema brasileiro, entre ficções e documentários, além de realizar workshops e debates sobre os filmes apresentados com a presença dos criadores.